Maternar e Viajar Juntas!

Curitiba

Curitiba tem pouco mais de 1.930.000 habitantes e está a mais de 900m de altitude; é a maior capital do Sul do Brasil e também mais fria, podendo ter temperaturas negativas no inverno e até nevar. De povoado a metrópole, o traço fundamental que definiu o perfil de Curitiba foi a chegada de imigrantes das mais variadas procedências. Europeus, asiáticos e africanos contribuíram para a formação da estrutura populacional, econômica, social e cultural da cidade.

Da mesma forma, fluminenses, paulistas, gaúchos, mineiros, nordestinos, enfim, brasileiros de todas as localidades também aqui se encontram, construindo a imagem de Curitiba. Os alemães, em 1872 iniciaram o processo de industrialização – metalurgia e gráfica -, incrementaram o comércio, introduziram modificações na arquitetura e disseminaram hábitos alimentares. Difundiram, também, a noção de associativismo.

Os poloneses chegaram em 1871 e atuaram basicamente na lavoura e no comércio; hoje formam em Curitiba a maior colônia polonesa no Brasil. Os italianos vieram para Curitiba em 1872 e, em 1878, criaram a colônia Santa Felicidade. Os oriundos do norte da Itália eram, em sua maioria, operários, artesãos, profissionais especializados e comerciantes. Os do Sul dedicavam-se à lavoura e introduziram novos implementos agrícolas. Curitiba, uma cidade do mundo. Após a abolição da escravatura em 1888,em apenas dez anos (de 1890 a 1900) entraram no Brasil mais de 1,4 milhão de imigrantes, o dobro do número de entradas nos oitenta anos anteriores (1808-1888).

Recomendamos aproveitar esta noite em Curitiba para saborear deliciosos pratos da gastronomia alemã, no consagrado e animado Restaurante Schwarzwald. O Bar do Alemão como é conhecido, está no calçadão do Largo da Ordem, no Centro Histórico de Curitiba. Desde 1979 mantém um ambiente rústico, tradicional das tabernas germânicas, e, ao mesmo tempo alegre e descontraído. Por tudo isso, o Bar do Alemão é uma verdadeira instituição da boemia curitibana!

Os pontos turísticos mais incríveis de Curitiba:

Rua das Flores, exclusivamente de petit-pavè, sendo a primeira grande via pública exclusiva para pedestres do Brasil. Praça Tiradentes, Teatro Guaíra e Centro Cívico.

o Memorial da Imigração Polonesa, que foi inaugurado em 13 de dezembro de 1980, após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba.

Aproveite o tempo para saborear uma torta polonesa caseira e depois ver as casas construídas em arquitetura típica, com toras de eucalipto encaixadas. Nas casas, em formato de aldeia, está a pequena capela em homenagem à Virgem Negra de Czestchowa, padroeira da Polônia. Continuaremos o passeio visitando a Universidade Livre do Meio Ambiente e a Ópera de Arame.

O Parque Tanguá é um dos mais bonitos de Curitiba e o Parque Tinguí destaca-se por suas flores e o Memorial Ucraniano, em madeira e no estilo bizantino, com exposição permanente de pêssankas (ovos pintados à mão), ícones e bordados.

Você verá a Igreja de São Miguel Arcanjo, uma réplica da original que está na Serra do Tigre, em Mallet e que visitaremos depois de Treze Tílias.

Almoço em Santa Felicidade no famoso Madalosso que foi eleito o maior restaurante das Américas – Ano de 1995 | Guiness Book.

o Museu Oscar Niemeyer, com trabalhos de Andym Warhol, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Caribé, Tomie Ohtake e do próprio Oscar Niemeyer, além de algumas peças apreendidas pela Operação Lava Jato. Para relaxar, no final da tarde, caminharemos no Jardim Botânico, um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba. Inaugurado em 1991 ao estilo dos jardins franceses com muitas flores e cores para fechar o dia com chave de ouro.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também: